top of page

3 dicas para deixar o seu fluxo de caixa sempre positivo

Foto do escritor: Marketing CoftMarketing Coft

O fluxo de caixa é uma das métricas mais importantes para qualquer negócio.



Basicamente, fluxo de caixa é a capacidade de sua empresa de pagar suas contas a tempo e garantir que o dinheiro esteja disponível quando você precisar dele. Se você tiver um bom fluxo de caixa, então você terá dinheiro suficiente para cobrir todas as suas despesas - inclusive folha de pagamento, aluguel e serviços públicos - e ainda terá algum sobrando para obter lucros.


Se você não tiver um bom fluxo de caixa ou pior ainda, um fluxo de caixa negativo (significando que suas despesas são maiores que sua renda), então as coisas podem começar a parecer sombrias para o futuro de seu negócio. Você pode se deparar com a necessidade de tomar algumas decisões difíceis sobre cortes ou até mesmo o fechamento total.


Por isso preparamos este artigo com algumas dicas para ter um fluxo de caixa sempre positivo, e a primeira dica é:


1 - Registre tudo e atualize todos os dias


O primeiro passo para acompanhar o fluxo de caixa de sua empresa é registrar todas as despesas e vendas realizadas - e atualizar esse registro todos os dias - desta forma, quando você tiver um dia (ou semana) negativo, você saberá o que aconteceu e de onde veio o problema para que você possa resolvê-lo antes que se torne um problema ainda maior no caminho.


2. Ferramentas que auxiliam


Uma planilha até pode auxiliar no dia a dia, no entanto, ela acaba sendo bastante incompleta e passível de erro humano. Existem algumas grandes ferramentas que podem ajudar e facilitar o processo, registro e gerenciamento, você só tem que ter certeza de que elas são adequadas para o contexto do seu negócio. Busque por softwares que sejam fáceis de usar, assim, todos os funcionários que lidam com a parte financeira irão conseguir dominar a ferramenta no dia a dia e usufruir corretamente dos seus benefícios.


3. Analise os dados e faça mudanças cirúrgicas


Se você seguiu corretamente a primeira dica e registrou tudo, é fundamental que você analise posteriormente seus dados, pois assim, você consegue compreender exatamente de onde está vindo o seu dinheiro e para onde ele está indo e transcender o dia a dia de seu negócio, permitindo que sua visão fique acima do operacional, partindo para o estratégico, identificando o que resulta em um maior lucro para sua empresa, onde cortes de gastos podem ser realizados, quais as quantidades que podem ser absorvidas pelo mercado em que a empresa está inserida, entre tantas outras possibilidades.


Todos nós sabemos que a vida é uma questão de escolhas e hábitos diários. O mesmo conceito se aplica ao fluxo de caixa. Se você quer mais dinheiro em sua empresa, comece a seguir essas dicas agora mesmo!


Mas antes, dê uma olhada nos produtos e serviços que a Coft fornece para otimizar o seu fluxo de caixa.


Comenta aqui em baixo, qual foi/é a sua maior dificuldade com o fluxo de caixa?

Comments


bottom of page